Superar a Seca juntos é uma Plataforma do Observatório Nacional da Desertificação (OND), disponível através do endereço desertificacao.pt. que reúne indicadores e apela ao combate à desertificação.
A Plataforma do Observatório Nacional da Desertificação foi criada com o objetivo de desenvolver e operacionalizar a infraestrutura de dados de suporte do Observatório Nacional da Desertificação e de promover, criar e desenvolver um portal de dados abertos sobre desertificação que reúna num único sítio, de livre acesso, sem encargos para o utilizador, a informação obtida no âmbito da atividade do Observatório, com interligação às bases de dados relevantes de outras entidades.
Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o projeto visa promover e acompanhar a constituição e funcionamento de painéis de monitorização online dos indicadores relevantes.
Mais de 50% das terras de Portugal já estão afetadas pela desertificação, e os modelos climáticos preveem cenários de agravamento das condições de aridez num futuro próximo. Aliás, o cenário não é muito diferente a nível global, sendo aguardadas ondas de calor, aumento das temperaturas máximas estivais e da diminuição da precipitação na Primavera, agravando as situações de seca.
Portugal dispõe de um Plano de Prevenção, Monitorização e Contingência para Situações de Seca, desde 2017, onde são definidos limiares de alerta de seca agrometeorológica e hidrológica, medidas associadas aos diferentes tipos de seca e informação às entidades responsáveis em cada nível de atuação.